- Área: 185 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Edmon Leong
-
Fabricantes: Nathan Allan Glass Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Hong Kong Asia Society convocou os arquitetos a criar um edifício icônico para sua nova sede. O resultado é um impressionante feito arquitetônico e a oportunidade de uma experiência introspectiva única e criativa.
Construído pelo exército britânico em meados do século 19, o antigo complexo é um lugar significativo tanto culturalmente quanto historicamente. O restaurante não apenas referencia seu prestigioso contexto, mas homenageia-o estética e conceitualmente.
Com um local tão significativo, surge a inspiração vinda de um conhecido filme noir, Alphaville, dirigido por Jean-Luc Godard nos anos 1960. Não é só a cinematografia que é digna de inspiração, a trama de combatentes em prol da liberdade fugindo de um mundo distópico de sci-fi e ditadura lembra a história militar do local onde o projeto se encontra.
O aspecto mais marcante do espaço é um conjunto de três esculturais escadas espiraladas e lustres construídos com canos de cobre moldados artesanalmente. A aparência crua dos materiais referenciam aqueles usados em ambientes militares e industriais.
No restaurante as escadas espiraladas têm a função de atrair as atenções para o teto bastante alto (6 metros), além de criar um efeito dramático e dinâmico no espaço.
Os clientes do restaurante se encontrarão em um espaço que lhes inquieta, que os faz questionar sobre o significado deste contexto. Com um cuidadoso estudo de materiais e detalhes, os clientes recebem, pouco a pouco, pistas sobre a história do lugar.